PERMACULTURA


Nas palavras de Bill Mollison, a Permacultura é “uma tentativa de se criar um Jardim do Éden”, bolando e organizando a vida de forma a que ela seja abundante para todos, sem prejuízo para o meio ambiente. 

A Permacultura exige uma mudança de atitude que consiste basicamente em fazer os seres humanos viverem de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza. 

Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e por isso nasceu amparada por uma ética fundadora de ações comuns para o bem do sistema Terra.



Mollison e Holmgren buscaram princípios éticos universais surgidos no seio de sociedades indígenas e de tradições espirituais, que estão orientados na lógica básica do universo de cooperação e solidariedade. Não é possível praticar a Permacultura sem observá-los.

Primeiro, será preciso assumir a ética do cuidado com a Mãe-Terra para garantir a manutenção e a multiplicação dos sistemas vivos.

Depois, o cuidado com as pessoas para a promoção da autoconfiança e da responsabilidade comunitária.

E por fim, aprender a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.

Como parte dos sistemas vivos da Terra nós temos como missão criar agora uma sociedade de justiça, igualdade e fraternidade.  


Começando pelos marginalizados e excluídos, com relações mais benevolentes e sinergéticas com a natureza e de maior colaboração entre os vários povos, culturas e religiões.

fonte:Permear

Nenhum comentário: